terça-feira, 28 de julho de 2009

Lembrar para não extinguir

22 de julho de 2009 Tempo: 1 minuto e 18 segundos

Prof Adejair Rocha e alunos das turmas de Capacitação Básica para o Emprego do ECE RJ, do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental do CIEP João Goulart, apresentam a atividade "Jogo da Memória. Animais em extinção" para o tema pedagógico do bimestre, junho-julho no Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro. Celebrando os 50 Anos da Declaração dos Direitos da Criança, a Saúde: Viver é preciso! Presevar o Meio Ambiente, Cuidar da nossa Saúde.

Participação:

  • Prof Adejair Rocha

Alunos:

  • Antonia Carla
  • Alessandra Correia
  • Gabriela Barros
  • Naira Pinheiro
  • Vanderlane Brito


Imagens:

  • Francisco Lucas
  • Ingrid Marques
  • Paulo Roberto


Visite também:Por Dentro do ECE RJ

video produzido por :TV Espaço Rio de Janeiro

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Cresce parceria da SEEDUC com ECE RJ


fonte: SEEDUC RJ- Superintendencia de Planejamento e Integaração das Redes
Para AMPLIAR clique na imagem
Nesta sexta, 24 de julho, o Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro recebeu a visita de Ana Marçal, Superintendente de Planejamento e Integração das Redes da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, e do Prof Paulo Seabra.
Como resultado deste encontro ampliou-se a parceria com a rede de escolas estaduais, para que seus alunos frequentem as oficinas e atividades do ECE RJ.
Já estão abertas as inscrições para as aulas do Reforço Novo ENEM, com aulas a partir da próxima segunda feira.
Amplia-se a parceria entre a Secretaria e o ECE RJ, dentro da agenda de ações firmada com a Secretária Tereza Porto.
(vide Tereza Porto, Secretária Estadual de Educação, firma parceria com ECE RJ ).


Relação das escolas:


  • CE ANDRÉ MOUROIS

  • CE INFANTE. D. HENRIQUE

  • CE PEDRO ALVARES CABRAL

  • CE INÁCIO AZEVEDO AMARAL

  • CE PROF. ANTÔNIO Mª T. FILHO

  • CE EÇA DE QUEIROZ

  • EEES PERO VAZ CAMINHA

  • CE CASTELNUOVO

  • EEES MARILIA DE DIRCEU

  • EEES SHAKESPEARE

  • EEES D.AQUINO CORREA

  • CE ROMA

sexta-feira, 20 de março de 2009

Integração Digital na capacitação para o emprego



Avança a parceria do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro com o CDI –On Line, tradicional grupo paranaense de ensino à distância, que além do Brasil atua também no Japão, Angola e Portugal.
Além do cursos que o ECE RJ já vem utilizando, como de oratória, vendas, qualidade no atendimento, edição de imagens e web será aberta uma nova frente a Integração Digital.
Através dela as ferramentas de comunicação e informática se integram aos desafios de conteúdo dos currículos. Um formato especial será preparado para a introdução desta ferramenta de capacitação no currículo dos monitores e estagiários, bem com das turmas de capacitação para o emprego de 8º e 9º ano, bem como das ações desenvolvimento de saberes básicos para a turma de 5º ano, desenvolvidas em apoio e reforço escolar de alunos do CIEP João Goulart. No foco a leitura, a interpretação, a escrita, operações básicas na matemática. Essenciais para a empregabilidade e pontos críticos do sistema de ensino. Ensinados utilizando a novas tecnologias, que seduzem especialmente crianças e jovens. Assim aprender é gostoso e encanta.
Este é o resultado da reunião realizada nesta quinta, 19 de março entre a equipe do ECE RJ e do grupo CDI.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Oportunidades surgem

O Balcão de Oportunidades do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro tem lugar de destaque no Programa de Capacitação Básica para o Emprego.

Nele os alunos da turma podem se inscrever para oportunidades de inserção em Programas de Jovem Aprendiz, estágios e vagas de trabalho nas empresas parceiras.

Bem como no processo seletivo para o Programa de Monitoria e Estágios do ECE RJ, como mostra a foto.


quinta-feira, 12 de março de 2009

BlogEducando para o emprego

Ler, interpretar texto, escrever, operações de matemática são saberes básicos indispensáveis para o aumento da empregabilidade do jovem. Já há muito tempo. Mas especialmente neste século XXI introduziu-se uma novidade fruto da revolução tecnológica: o saber digital. Até para os empregos mais simples está exigido um mínimo de manejo do computador. Não se trata apenas de digitar, a Internet está na ordem do dia. Saber manejá-la, pesquisar, utilizá-la para sua comunicação, para ter acesso ao mundo.Currículos são recebidos via e-mail, empregos estão disponibilizados em sites, e muitos empregadores já na ficha de inscrição perguntam pelo endereço do blog do candidato.De outro lado a utilização do computador, do seu pontencial de comunicação, pode ser instrumento valioso no desenvolvimento da leitura, da interpretação, da escrita. Com um grande estímulo, seduz. Vale a pena blogar para aprender, para ensinar.


Do jogo para o trabalho


O esporte, especialmente o esporte coletivo desenvolve habilidades que hoje são requisitos indispensáveis para o ingresso no mercado de trabalho.
Para além do conhecimento técnico específico da profissão, as empresas necessitam de profissionais capazes de responder as exigências de um mercado altamente globalizado.
A capacidade de inovar, de adaptar-se ás novas situações, a versatilidade, o pensamento estratégico, a capacidade de lidar com as frustações, são requisitos cada vez mais esperados de alguém que busca um emprego.
Pesquisas nas empresas evidenciam habilidades fundamentais para a empregabilicade como: trabalho em equipe, foco no resultado, comunicação, respeito, disciplina e a habilidade de buscar o próprio aperfeiçoamento como essenciais para o emprego.
É só pensar um pouquinho que podemos ver como o esporte é capaz de desenvolver estas habilidades nos jovens. Como uma grande vantagem: não em a chatice de uma sala de aula.

Postura na dinâmica

Postura profissional, elaboração de currículo, atitude na entrevista de emprego, qualidade no atendimento, ética, etiqueta, estética, apresentação pessoal estão na pauta da capacitação.

Aula inaugural na quadra


Neste 9 de fevereiro, retomou-se, agora de forma ampliada, a parceria entre o Espaço Criança Esperança Cantagalo, Pavão/Pavãozinho e o CIEP João Goulart pela empregabilidade dos jovens. Graças ao sucesso alcançado no ano passado.


Além dos alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental serão também atendidos os alunos do 8º ano (antiga 7ª série). Oficinas esportivas, dinâmicas de grupo, vivências através de passeios pedagógicos, inclusão digital entre outras são as ferramentas utilizadas num currículo cujo eixo central é o desenvolvimento de competências, capacidades, habilidades, valores e saberes básicos demandados pelo mercado trabalho.
Além de aumentar a empregabilidade estimula o prosseguimento dos estudos no nível médio.
A aula "inaugural" numa quadra surpreendeu e animou os novos alunos.